#OLAR! Blog incentiva bons papos e traz dicas de internet saudável

Com dicas de bom uso da internet, blog #Olar comenta o que está bombando nas redes sociais e noticiário

Por Alexandre de Melo

Meme internet

Ei, você que me lê aí do outro lado da tela. #Olar! Esse é o blog do curso Vaza, Falsiane!’  Por que ter um blog dentro de um curso que ensina como se defender de fake news na internet?

A resposta começa com a constatação que as mentiras na internet estão além das notícias falsas. Faz tempo. ¯\_(ツ)_/¯. O cenário parece frase chavão de futebol: “Não tem mais bobo na internet”.

Memes, textões, correntes do zap, vídeozinho de gatinhos… Todos esses exemplos podem ser usados para espalhar desinformação ou informação tóxica.

Pinocchio nova geração
Meme Evolução do Pinocchio. Crédito: Facebook ‘Vaza, Falsiane!’

E já que as mentiras e enganos estão em hastags novas a cada minuto, ter um blog dentro do curso é uma forma de participar dos assuntos que estão bombando e dar os nossos R$ 0,20 de contribuição para a conversa do dia.

Inspirado pelo meme “Olar, tenho interesse”, esse blog complementa o curso e faz  um convite para o papo com todos.

Não sabe a origem do meme? Alguém digitou errado a palavra olá em um chat e virou piada na internet. O meme se espalhou de tal forma que é difícil definir qual foi o primeiro “olar”.

Depois o meme se tornou “olar, tenho interesse” aplicado em toda situação que estamos interessados em saber realmente um pouco mais, Esse é o espírito da internet que gostaríamos de estimular: bom humor e aprendizado constante.

Meme Olar
Olar! Bora estudar? Meme de internet

Mas queremos ir além de participar da conversa. Queremos lembrar que a internet ainda pode ser uma ferramenta de crescimento.

O nome do curso é vaza, falsiane, certo? Afinal, por meio de alfabetização midiática esperamos que cada pessoa com o seu próprio celular ou computador consiga combater os profissionais da mentira que espalham desinformação na internet para confundir o debate público, favorecer interesses financeiros e muitas vezes praticar ações criminosas.

No entanto, há diversos tipos de falsiane. Quem nunca espalhou uma fake sem querer que atire a primeira pedra…

Então, se você já se percebeu como falsiane involuntária que compartilha mentira e quer usar a internet de maneira menos tóxica: #Olar! Seja bem-vindo (a).

Aqui, vamos relembrar que a internet e as redes sociais são poderosas para aprender coisas novas e para manter a inspiração na vida.  Como? Com dicas culturais e de bom uso da internet, entrevistas com quem manja dos paranauês, comentários sobre as redes sociais e análises dos trends e buscas.

Resumo em um tuite: #Olar é o blog onde você vai encontrar os papos que estão bombando e dicas para continuar amando a internet brasileira com respeito e bom humor.

Bora?

Matérias relacionadas

@2018 Vaza, Falsiane