Quem somos

Vaza, Falsiane! é um curso online de iniciativa de três amigos, jornalistas e professores universitários. Ao longo dos últimos dois anos, mergulhamos no estudo das fake news, investigando as melhores formas de produzir conteúdo sobre o assunto para um público amplo. Nesse período, fomos incubados pela ONG Repórter Brasil e vencemos um edital de financiamento do Facebook.

O resultado aqui apresentado (e os inevitáveis erros) são de nossa inteira responsabilidade.

Aliás, encontrou algo errado, tem dúvidas, críticas ou elogios? Escreva para cursovazafalsiane@gmail.com

QUEM CRIOU O CURSO

Jornalista e professor universitário

Ivan Paganotti

É professor de Jornalismo no Colégio Stockler e do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário. Em seu doutorado pela ECA-USP estudou conflitos judiciais envolvendo liberdade de expressão, e realizou doutorado-sanduíche sobre regulação da mídia na Universidade do Minho, em Portugal. Tem experiência na produção de planos de aula sobre educação midiática e técnicas de jornalismo para a revista Nova Escola e para o curso de graduação em jornalismo da ECA-USP.

Jornalista e professor universitário

Leonardo Sakamoto

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e autor do blog do Sakamoto, no UOL. Cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão.

Jornalista e professor universitário

Rodrigo Ratier

É professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e autor do blog Em Desconstrução, do UOL. Cobre educação há uma década. Foi editor de Nova Escola, Superinteressante e Mundo Estranho. Em sua dissertação de mestrado pela FEUSP, desenvolveu uma metodologia para aferir a efetividade de um programa de media literacy para estudantes de ensino médio. No doutorado, também pela FEUSP, pesquisou o jornalismo de educação e realizou estudos sanduíche na Universidade Lumière Lyon 2.

Expediente

Concepção e realização Ivan Paganotti
Leonardo Sakamoto
Rodrigo Ratier
Design Estúdio Aya
Desenvolvimento web libero+
Gerente de projeto Gustavo Heidrich
Roteiro e texto final Gustavo Martins
Redes sociais Alexandre de Melo
Direção e roteiro dos minidocs Carlos Juliano Barros
Edição dos vídeos com Iberê Thenório Renata Corrêa
Agradecimentos Faculdade Cásper Líbero
Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM - Centro Universitário
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Repórter Brasil
Apoio Facebook
@2018 Vaza, Falsiane