3 apps de doação úteis na pandemia

Os aplicativos ligam o voluntariado às pessoas que estão no grupo de risco ou em vulnerabilidade financeira na quarentena

Por Alexandre de Melo

O isolamento social ainda é a forma mais eficiente de prevenção contra a Covid-19. No entanto, a restrição na quarentena é ainda mais difícil para as pessoas em grupo de risco (grávidas, idosos, pessoas com diabetes, hipertensão,  entre outros) e para as pessoas que perderam o emprego ou tiveram o salário reduzido.

Mutirões online têm se mobilizado para ajudar esses grupos. Para facilitar a ação do voluntariado, confira três aplicativos que facilitam o processo de ajuda e doação.

 

Quarentena Solidária

Crédito: divulgação

Disponível para Android, o aplicativo gratuito ‘Quarentena Solidária’ pede um cadastro onde as pessoas identificam se querem se tornar  voluntárias ou se necessitam de ajuda, no momento. O app mostra um mapa de acordo com o GPS do celular com as pessoas disponíveis para ajudar e a distância entre elas.

 

Ame Digital

Crédito: divulgação

O  ‘Ame Digital: Carteira Digital com Cashback’ é gratuito e está disponível para iOS e Android. O app disponibiliza uma ferramenta para quem deseja ajudar. No Juntos + Solidários, o usuário pode escolher diferentes ações para doar dinheiro, como o Lares de Idosos  e a Campanha Inverno Solidário.  Após baixar o aplicativo, é preciso clicar em Transações e em Juntos + Solidários. O aplicativo tem sido  usado em lives de artistas para a doação de dinheiro.

 

Oito

Crédito: divulgação

O aplicativo ‘Oito’ também é gratuito e está disponível para Android. O app foi desenvolvido para pessoas que precisam encontrar profissionais e para pessoas que prestam serviço. No entanto, por conta da quarentena, foi adicionada a “Entrega Solidária”. Nessa função as pessoas podem se cadastrar para se colocar à disposição de pessoas que necessitem de tarefas como ir ao mercado, por exemplo. Para quem precisa de ajuda, basta escrever “Entrega Solidária” na busca do aplicativo e filtrar cidade e estado para que o app  liste as pessoas disponíveis.

Comente nas redes sociais do curso ‘Vaza, Falsiane!’ o que você achou dos aplicativos e comentem outros apps e sites que estão facilitando a ação voluntária

 

Matérias relacionadas

@2018 Vaza, Falsiane