Questionário de Avaliação

Sites de notícias falsas não reconhecem e corrigem erros. E quanto aos sites jornalísticos sérios?

Correto!

Errado!

O erro é um problema sério para os veículos jornalísticos de verdade, pois seu principal patrimônio é a credibilidade. Por isso, eles possuem canais de contato – nome de editores responsáveis, ombudsman (pessoa que ouve os leitores e critica o noticiário do veículo) – e espaços para correção, que podem ser a alteração da reportagem online (o ideal é que a mudança esteja sinalizada) ou a seção de correções nos veículos impressos. Este texto ajuda a distinguir quem dá mancadas de vez em quando e quem erra sempre, e de propósito.
Há uma manifestação grande em sua cidade. Você recebe no whatsapp uma foto de multidão. A legenda diz que se trata da manifestação. Você:

Correto!

Errado!

Pouca gente sabe, mas o Google Imagens tem um mecanismo bem legal. Na caixa de busca, clique no ícone de máquina fotográfica e escolha a imagem da qual você desconfia. O robozinho vai mostrar imagens parecidas – ou iguais – e informar de qual site elas foram tiradas. É um jeito de você rastrear de onde ela veio, se foi alterada etc. Este texto traz dicas para não ser um leitor “cobaia” nas redes sociais.
Quando um amigo posta um link para um texto com informações incorretas, você:

Correto!

Errado!

Muitas pessoas só acreditam que a informação está errada quando alguém que pensa igual a ela reconhece o erro. E o melhor jeito de fazer isso, claro, é com respeito ao seu interlocutor. Mais detalhes neste capítulo.
Você está lendo um texto em que o autor dá opiniões a favor do desarmamento. Você não concorda. O texto:

Correto!

Errado!

Resposta correta: B - Editoriais, colunas e artigos de opinião tem como função principal expor um ponto de vista e tentar convencer o leitor da validade dos argumentos. É diferente de uma notícia, que tem por objetivo informar fatos. Por isso, não podem ser considerados fake news, manipulação ideológica ou distorção. O texto-base do capítulo 7 ajuda a entender como diferenciar notícia de opinião.
Você posta no Facebook um vídeo de políticos acusados de corrupção e escreve na legenda: “bando de ladrões, vigaristas safados!”. O que pode acontecer?

Correto!

Errado!

Resposta correta: A - Se as pessoas estão sendo investigadas, elas ainda não foram condenadas. É só uma suspeita, e a justiça ainda não concluiu o caso. Essas pessoas podem ser inocentes, e você pode ter ofendido a honra delas. Um homem em Patrocínio (MG) foi condenado a dez meses de prisão ao se recusar a apagar vídeos que ofendiam políticos denunciados por desvio de dinheiro público. Faça o teste sobre o que pode acontecer com você quando você emitir opiniões polêmicas online.
Durante um debate de ideias nas redes sociais, o que você faz geralmente?

Correto!

Errado!

Resposta correta: A - Diante de uma polêmica, temos duas atitudes instintivas: fugir do confronto ou revidar. Nenhuma delas é a saída ideal. A primeira revela submissão. A segunda, intolerância e agressividade. O diálogo é a forma mais adequada para expor opiniões de maneira firme, mas respeitosa. O texto-base do capítulo 8 explica o poder – e os limites – do diálogo online.
Num debate de ideias, qual a estratégia mais eficaz para defender seu ponto de vista?

Correto!

Errado!

Resposta correta: C - O discurso de ódio é um problema para quem deseja um ambiente saudável para trocar ideias. Buscar uma frase de efeito ou tentar detonar o lado contrário são melhores do que xingar, mas também geram indisposições com o interlocutor. A estratégia mais recomendada é defender sua opinião tentando ampará-la em fatos concretos e verificáveis. Este texto traz dicas para um debate produtivo e que não acaba com a amizade.
Em relação às consequências de notícias falsas

Correto!

Errado!

Resposta correta: C - Há casos de pessoas que tiveram sua reputação destruída para sempre e outras que foram assassinadas depois que um boato se espalhou pelas redes sociais. Faça o teste e veja o que aconteceu quando estas 10 notícias falsas foram divulgadas.
O conteúdo que aparece em seu Facebook:

Correto!

Errado!

Os algoritmos fazem das redes sociais uma experiência personalizada, com lados bons (o conteúdo customizado) e ruins (podemos não ter contato com opiniões e gostos diferentes dos nossos). Mais detalhes neste capítulo. Teste adaptado da plataforma “Muito Além do Zap”.
Sobre as diferenças entre informação e opinião, é correto dizer:

Correto!

Errado!

Um relato informativo precisa estar de acordo com os fatos, por isso é possível checar se é verdadeiro ou não. A opinião têm outra finalidade, que é apresentar um ponto de vista sobre os fatos. Mais detalhes neste capítulo.
Caramba… foi bem mals
Caramba… foi razoável
Caramba… foi muito bem

Faça o curso completo

@2018 Vaza, Falsiane