Meme Astronauta mostra Terra plana

‘A Terra é Plana’: 5 razões para ver o documentário na Netflix

Documentário investiga os motivos das pessoas se engajarem na teoria da Terra plana

Por Alexandre de Melo

Poster do filme Behind the Curve. Crédito: divulgação

Olar! Amigo do outro lado da tela, o filme Behind the Curve (2018), do diretor americano Daniel J. Clark fala sobre pessoas que acreditam que a Terra não é redonda. Disponível na Netflix com o nome “A Terra é Plana”,  as entrevistas presentes no documentário mostram um pouco da personalidade e do perfil social dos terraplanistas.

Sim, hoje vamos indicar argumentos para assistir um filme sobre a Terra plana, mesmo que a teoria seja a principal representante do negacionismo científico e das ideais malucas de conspiração na internet. Esses são os motivos para dar uma chance ao filme:

1 – Para conseguir ouvir um grupo que está crescendo cada vez mais

Divulgação

O filme fala especialmente de terraplanistas americanos que se tornaram celebridades, mas o fenômeno de pessoas que contrariam a Ciência para acreditar na Terra plana é mundial. Não há como ignorar uma multidão deste porte. Na essência no terraplanismo, há a tentativa de deslegitimar métodos científicos.

Se acreditar que a Terra não é redonda pode não trazer maiores consequências, existirem grupos que deixam de acreditar totalmente na Ciência é um grande perigo. Quem não consegue acreditar em cientistas pode também não acreditar na eficácia de vacinações, por exemplo.

2 – Para entender a ideia de pertencimento para os terraplanistas

Mark Sargent vende camisetas e canecas da Terra plana. Crédito: Divulgação Divulgação

 

É muito possível que os líderes do terraplanismo não acreditem plenamente que a Terra não é redonda, mas agora já é tarde demais para eles. O protagonista do filme é Mark Sargent,49, que mora com a mãe e grava vídeos expondo teorias de que a CIA, a NASA e a ciência mundial mentem. É curioso ver o depoimento da mãe de Mark. Ela afirma não crer plenamente na Terra plana.

Particularmente, não acreditei também que Mark é cético na teoria. O fato é que ele mudou a vida completamente para militar sobre a Terra plana e é seguido por várias pessoas ao redor do mundo.
O documentário entrevista um psicólogo que afirma que liderar esse tipo de grupo fechado é a única forma de estes indivíduos estarem no poder, em pequeno guetos. Nesses grupos, eles não são mais rejeitados por não se destacarem em nada na vida. No entanto, infelizmente, o respeito é alcançado questionando a Ciência e criando teorias da conspiração.

3 – Para se divertir

Os líderes terraplanista são vistos como messiânicos e seguidos por uma legião de pessoas no documentário Behind the Curve. Divulgação: Facebook Vaza, Falsiane

O diretor Daniel J. Clark não ridiculariza os terraplanistas, mas coloca sua opinião de forma irônica. Uma das figuras importantes mostrada no documentário é Patricia Steere.

Ela se tornou famosa gravando podcasts sobre Terra plana. Em um dos melhores momentos, Patricia chora ao contar que alguns ouvintes e membros terraplanistas criam boatos de que ela é do serviço secreto norte-americano e a ofendem sem argumentos concretos.

Ela diz: “Me pergunto se, no coração deles, essas pessoas sabem que estão mentindo. Isso faz eu me preocupar com coisas que eu acredito. Eu sou outra versão disso?”. A contradição é inevitavelmente engraçada. Aliás, os líderes do terraplanismo sempre mostram a preocupação de serem desacreditados e substituídos por outros líderes “mais crentes” que estamos em uma grande conspiração mundial…

4 -Para refletir sobre experiências científicas

Divulgação

A “Terra é Plana” mostra como é o encontro anual de terraplanistas. Há muita comoção quando encontram a celebridade Mark Sargent e orgulho nas apresentações de invenções que podem ajudar a provar de uma vez por todos que a Terra é plana. Algumas experiências são mostradas no documentário, mas nenhuma dá certo. ¯\_(ツ)_/¯

5  -Para ter argumentos para conversar com terraplanistas

Os terraplanistas não estão mais isolados como nesse meme do Homer Simpson que todos conversam sobre buracos negros. Crédito: Instagram Vaza, Falsiane!

Há centenas de vídeos e encontros terraplanistas acontecendo em todo mundo. Eles se encontraram como grupo e se sentem legitimados. Ou seja, não adianta desmentir um terraplanista logo de cara utilizando apenas argumentos lógicos. Se interessar sinceramente pelo que o terraplanista tem a dizer e contar as suas impressões sobre o documentário pode ajudar na abertura de diálogo.

Se a abertura de fato acontecer, mesmo que não seja na primeira conversa, você pode aos poucos apresentar fatos científicos que comprovam que a Terra é redonda.

Sem dúvida, a pessoa terraplanista pode apresentar argumentos legítimos tais como a Ciência pode ser revista e fenômenos podem ser melhor compreendidos conforme são estudados. Isso é ótimo. Para a argumentação, foque nas ideias e evite a fulanização dos líderes terraplanistas. Mas se a conversar chegar nesse ponto, você pode indicar o documentário que apresenta as contradições dos terraplanistas sem a intenção de humilhar suas ideias. Mas isso, no caso de realmente acharem válido a linha do documentário.

Comentem no Facebook e no Instagram do ‘Vaza, Falsiane!’ se vocês gostaram ou não do documentário.

Matérias relacionadas

@2018 Vaza, Falsiane