Questionário de Avaliação

O que são fake news?

Correto!

Errado!

Resposta correta: B - Há muitas definições para fake news. Neste curso, a gente optou por uma bem específica: fake news são publicações que viralizam em redes sociais a partir de informações comprovadamente falsas, com um formato que simula o estilo jornalístico para enganar o público, ocultando sua autoria. Elas fazem parte de um guarda-chuva mais amplo de enganação, que chamamos aqui de desinformação
A liberdade de expressão é um direito absoluto?

Correto!

Errado!

Resposta correta: D - Todo direito humano, como a liberdade de expressão, é limitado pelos outros direitos humanos. A partir do momento em que alguém abusa de sua liberdade de expressão, pode haver consequências graves à vida de outras pessoas. E punições prevista em lei. Por exemplo: discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional dão até três anos de prisão. Nosso vídeo exclusivo com Iberê Thenório traz detalhes sobre o assunto.
Em relação ao público da mídia – todos nós –, qual sua opinião?

Correto!

Errado!

Resposta correta: A Hoje, as pesquisas na área de comunicação apontam que quem recebe as notícias – o receptor – é capaz de interpretá-las, concordando ou não com a mensagem e tomando atitudes em relação a ela. É a chamada recepção ativa, que pode ser aprimorada quando se tem mais contato com a mídia e se estuda mais sobre o tema. O texto-base do capítulo 2 fala sobre como a audiência recebe as notícias e o que faz com ela.
O que é notícia?

Correto!

Errado!

Resposta correta: C - Notícia não é a realidade. Não é a transcrição da realidade. É uma espécie de retrato da realidade, um enquadramento que deve buscar ser objetivo – ou seja, fiel aos fatos que estão sendo contados. Mas, como qualquer retrato, sempre vai deixar coisas de fora. Primeiro, porque a realidade é complexa. Segundo, porque o olhar de cada “fotógrafo” (o jornalista que produz a notícia) pode selecionar coisas diferentes para mostrar. O texto base do capítulo 3 define notícia – e explica por que opinião não é notícia falsa.
Você recebe uma notícia que parece real, mas não tem certeza. O que você faz?

Correto!

Errado!

Resposta correta: C - Há vários sinais que denunciam que uma notícia pode ser falsa ou distorcida. O nome da publicação que imita veículos tradicionais ou que traz valores tradicionais do jornalismo (verdade, liberdade, independência etc.), a ausência de assinatura, o uso de linguagem adjetivada e CAIXA ALTA, fotos que não tem ligação com o texto, manchetes sensacionalistas… O vídeo exclusivo “Anatomia de uma notícia falsa” resume de um jeito divertido as estratégias para enganar.
Por que há pessoas que produzem fake news?

Correto!

Errado!

Resposta correta: D - Há três motivações principais para gerar notícias falsas: lucrar com venda de anúncios (o que acontece quando a audiência é grande), elogiar ou desmoralizar algum político ou figura pública e ou gerar a chamada “disrupção” – ruídos na comunicação, pânico entre grupos etc. O texto-base do capítulo 4 fala sobre o lucrativo mercado das notícias falsas.
O que podemos afirmar sobre os comentários em redes sociais?

Correto!

Errado!

Resposta correta: A - Hoje em dia, os perfis falsos no Facebook viraram um negócio lucrativo e complexo. Há uma mescla de robôs com lotes de perfis – as chamadas “fazendas” – comandadas por seres humanos, que atribuem características sofisiticadas (muito além da crítica ou elogio puro) para parecerem verdadeiros. Este texto explica como funcionam as fazendas de perfis falsos.
“Bom jornalismo é o jornalismo isento e imparcial”. Essa afirmação:

Correto!

Errado!

Objetividade é uma busca do jornalismo pelo relato o mais fiel possível aos acontecimentos, com precisão e contexto. Mais informações neste capítulo. Teste adaptado da plataforma “Muito Além do Zap”.
Quanto à relação entre fake news e desinformação, é correto dizer:

Correto!

Errado!

Fake news é uma forma específica de desinformação, termo "guarda-chuva" que nomeia diversas formas de relatos que não estejam narrando, com precisão e contexto adequado, como os fatos ocorreram. Mais detalhes neste capítulo.
Você recebe uma mensagem de WhatsApp e fica em dúvida se é verdade ou mentira. Qual a atitude mais adequada para não espalhar fake news?

Correto!

Errado!

Os mecanismos de busca são boas referências para encontrarmos links de checagem de fatos -- agências jornalísticas sérias que conferiram se a informação realmente é verdadeira. Mais detalhes neste capítulo. Mais detalhes neste capítulo
Caramba… foi bem mals
Caramba… foi razoável
Caramba… foi muito bem

Faça o curso completo

@2018 Vaza, Falsiane